Um dia depois da posse de Trump, Barroso comenta o futuro da questão ambiental

Presidente do STF evitou citar nomes durante palestra em Zurique

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, nesta terça-feira, 21, que as pessoas preocupadas com as mudanças climáticas vão viver um momento de “resistência contra a volta do negacionismo”.

A fala do juiz do STF ocorreu um dia depois da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Acho que o mundo vai viver um momento muito difícil na questão ambiental”, disse o ministro, durante um painel do Fórum Econômico Mundial, em Zurique, na Suíça. “E acho que vai ser um momento de resistência pela volta triunfal do negacionismo. É a ideia de que você virar as costas para um problema não faz ele [sic] ir embora.”

De acordo com Barroso, o mundo “não pode abandonar a luta”. “A história não é linear”, observou o magistrado. “A história é feita de avanços e de recuos, mas a gente não pode se deixar contaminar pela mudança dos ventos. Nosso papel continua a ser o de empurrar a história na direção certa.”

Tour de Luís Roberto Barroso nos EUA e na Suíça

Nesta semana, Barroso terá uma extensa agenda de compromissos no exterior.

Amanhã, o presidente do STF vai discorrer sobre segurança digital e jurídica na Casa Brasil.

Em 23 de janeiro, estará em um evento promovido pelo Lide, grupo empresarial ligado ao ex-governador de São Paulo João Doria, em que se espera que trate da “visão jurídica e institucional do Brasil e os reflexos na vida do país”.

Na sequência, Barroso cruzará o oceano rumo aos Estados Unidos para, em 27 de janeiro, palestrar em Yale a fim de explicar o funcionamento do Judiciário brasileiro. Depois, partirá para Princeton, universidade na qual os estudantes o aguardam no painel que trata das “democracias na resistência institucional ao populismo autoritário”. O tour se encerrará na Harvard Kennedy School. Procurado por Oeste, o STF informou que as despesas de viagem e hospedagem não são custeadas com dinheiro público.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *