Pesquisar
Close this search box.

Toffoli e Dirceu juntinhos: “Juiz confraternizando com o réu”

Dias Toffoli e José Dirceu confraternizaram em um evento jurídico em São Paulo nesta segunda-feira, 18 de março

O deputado cassado, mas até segunda ordem elegível, Deltan Dallagnol, pré-candidato do partido Novo à Prefeitura de Curitiba, comentou no X, ex-Twitter, uma nota da colunista social da Folha sobre o evento em que Dias Toffoli e José Dirceu confraternizaram, na segunda-feira, 18, em São Paulo.

“Dias Toffoli é um dos juízes que vai julgar José Dirceu na 2ª Turma do STF.
Dirceu ainda tem 2 condenações na Lava Jato que seus advogados querem derrubar.
Tudo certo: juiz confraternizando com o réu na maior cordialidade do mundo. Você não verá nenhum garantista reclamando.”

Chefe de Toffoli na antiga Casa Civil do governo Lula, Dirceu saiu da prisão duas vezes com os votos do ministro do STF na 2ª Turma, ao lado de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça e Segurança Pública.

Embora tenham condenado o petista também no escândalo do mensalão, ele deixou a cadeia por um indulto de Natal concedido por Dilma Roussef. Ambos os casos ocorreram no contexto da Lava Jato: primeiro, durante sua prisão preventiva; e depois, já condenado em segunda instância por seu envolvimento no Petrolão, num período em que a jurisprudência permitia a prisão.

Toffoli e Dirceu – que no dia 14 celebrou seu aniversário de 78 anos com a nata da velha política em Brasília – encontraram-se no lançamento de um anuário de Justiça, realizado por uma editora ligada a um site amigo de Gilmar Mendes. Quem também compareceu foi Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ denunciado em 2019 pela Operação E$quema S, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro que também atingiu seu filho, o advogado Caio Asfor Rocha. A ação foi suspensa em 2020 pelo próprio Gilmar, como relembrou Crusoé na matéria “Cai o tráfico, fica a influência”, que atualizou os elos familiares entre escritórios de advocacia e tribunais, reforçados à luz do dia, com ajuda de Lula.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *