Pesquisar
Close this search box.

Baixa na carteira: Fátima Bernardes deixa de ser funcionária da Globo após 37 anos

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Jornalista e apresentadora que foi a cara da Globo durante quase quatro décadas, Fátima Bernardes não é mais funcionária da emissora. Seu contrato venceu no fim do ano passado e não foi renovado. A partir de agora, Fátima, de 61 anos, irá trabalhar por obra certa, ou seja, só terá contrato com a Globo enquanto durar determinado programa. E não há nenhum projeto previsto para ela nos próximos meses.

Pela primeira vez em 37 anos, a ex-apresentadora do Jornal Nacional e do Encontro deverá ficar um ano inteiro sem vínculo com a Globo. Seu último projeto, The Voice Brasil, foi cancelado no ano passado após 12 edições. Assim como a Gente, programa que ela estreou em outubro no canal pago GNT, não emplacou e não terá nova temporada.

A Globo, por meio de sua área de Comunicação, confirmou em primeira mão ao Notícias da TV que o contrato de Fátima venceu e não foi renovado. A emissora segue desde a virada da década uma política de corte de gastos, o que inclui não manter contratados aqueles que não têm trabalho a fazer.

Livre da Globo (e pela primeira vez sem emprego desde que se formou em Jornalismo, em 1983), Fátima vai trabalhar para a “nova” concorrência da emissora. Na última sexta (23), ela foi anunciada como reforço da agência Play 9 na “cobertura” dos Jogos Olímpicos de Paris. Fará parte do projeto Paris É Brasa, em que jornalistas e influenciadores produzirão conteúdo patrocinado por marcas para veiculação no YouTube e outras redes sociais.

Não será exatamente um retorno da “musa” da Copa do Mundo de 2002 à cobertura de Olimpíadas, coisa que ela fez em 1992 (Barcelona) e em 1996 (Atlanta). Fátima irá a Paris, mas a Play9 não tem os direitos de transmissão das competições, das disputas entre atletas. O que ela fará serão vídeos sobre os bastidores e curiosidades, em parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil) e com o YouTube, sempre envolvendo patrocinadores.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Fátima disse que ficou “entusiasmada” com o Paris É Brasa porque será seu primeiro projeto 100% digital, totalmente feito para a internet. “Vou estar novamente em uma cidade olímpica, ouvindo aquelas histórias incríveis, de conquistas, de vitória, de superação, de persistência, e isso me anima muito”, falou a nova youtuber (veja o vídeo no Instagram clicando aqui).

A Play9 é uma empresa de comunicação que se define como “mediatech 100% brasileira”. Agencia cerca de 80 influenciadores e jornalistas, produz conteúdo audiovisual, cria e gerencia canais de pessoas e empresas no YouTube. Seus sócios são o youtuber Felipe Neto, o jornalista João Pedro Paes Leme (ex-Globo) e o ex-jogador de vôlei e ex-COB Marcus Vinicius Freire.

William Bonner e Fátima Bernardes entrevistam Dilma Roussef em 2010

De estagiária a estrela da Globo

Fátima Gomes Bernardes queria ser bailarina e chegou a fazer parte do corpo de baile da Globo, participando de videoclipes produzidos para o Fantástico. Mas o temor de não ser bem-sucedida a levou a desistir da carreira e investir no Jornalismo. Em 1983, no último ano da faculdade, começou a colaborar com o jornal O Globo. Três anos depois, foi selecionada para um curso de telejornalismo da Globo e virou estagiária do Fantástico.

Começava uma das mais belas trajetórias do telejornalismo brasileiro. Fátima foi repórter e, a partir de 1989, apresentou quase todos os telejornais da casa. Começou no Jornal da Globo, dividindo bancada com Eliakim Araújo e depois com William Bonner, com quem foi casada durante 26 anos.

Então única apresentadora com os cabelos curtos, Fátima se tornou uma celebridade do Jornalismo e foi promovida ao Fantástico. Ficou no dominical de 1992 a 1996, até assumir o Jornal Hoje. Dois anos depois, em março de 1998, logo após dar à luz trigêmeos, substituiu Lillian Witte Fibe no Jornal Nacional.

Durante quase 14 anos, até dezembro de 2011, Fátima dividiu com o então marido a bancada do principal telejornal brasileiro. Numa guinada de carreira, trocou em 2012 o Jornalismo pelo Entretenimento. Foi durante dez anos apresentadora do Encontro com Fátima Bernardes. Em 2022 e 2023, apresentou o The Voice Brasil –já sem o brilho de antes.

Notícias na TV



Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *