Pesquisar
Close this search box.

Boulos é escolhido como relator de ação que pode cassar Janones por ‘rachadinha’

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que presidia provisoriamente o Conselho de Ética da Câmara, anunciou nesta quarta-feira, 17, que escolheu o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como relator da representação do PL que solicita a cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete. O PL acusa Janones de “quebra de decoro parlamentar e condutas ilegais e incompatíveis com o cargo”.

Para selecionar o relator de qualquer processo no colegiado, realiza-se um sorteio para formar uma lista tríplice. Excluem-se do sorteio os parlamentares do mesmo estado, partido ou bloco do deputado-alvo, assim como os parlamentares do PL, partido autor da representação, que não podem ser os relatores do processo de cassação.

A representação cita áudios divulgados pelo site Metrópoles, nos quais Janones solicita aos servidores uma parte de seus salários da Câmara para pagar dívidas de campanha. A prática é conhecida como “rachadinha” e o caso também está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em dezembro de 2023, a pedido da Procuradoria-Geral da República, o STF abriu inquérito para investigar as denúncias. Em fevereiro deste ano, o ministro Luiz Fux, relator do caso, autorizou a quebra dos sigilos bancários e fiscais de André Janones.

André Janones nega irregularidades

O deputado negou irregularidades e afirmou nas redes sociais que tinha feito o pedido antes de sua eleição em 2018, para pessoas que ainda não estavam em sua equipe. Janones também negou ter recebido os valores, e sua advogada teria vetado a prática.

Ex-assessores de Janones alegaram que os obrigavam a contribuir com uma parte de seus salários. A atual prefeita de Ituiutaba, em Minas Gerais, Leandra Guedes, realizaria os saques.

O partido também acusa o deputado de difundir fake news durante a campanha eleitoral de 2022. Janones escreveu um livro em que relata sua participação na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *