Pesquisar
Close this search box.

URGENTE: Relatório da Câmara dos EUA acusa Moraes de censurar direita no X

 Foto - Martin Falbisoner/Wikimedia Commons

Relatório compila registros de despachos de Moraes enviados a um subcomitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela X Corp

O Comitê Judiciário do Partido Republicano dos Estados Unidos divulgou na noite dessa quarta-feira (17) um relatório parcial da Câmara dos Estados Unidos que acusa o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de censurar a direita do Brasil na rede social X.

O documento compila registros enviados a um subcomitê do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela X Corp, de propriedade do bilionário americano de origem sul-africana Elon Musk.

Na semana passada, esse subcomitê, que investiga a suposta weaponization (termo intraduzível para o português, que designa algo que é utilizado ou modificado para ser usado como arma contra alguém) do governo federal americano, havia solicitado à X Corp “documentos e registros relativos aos esforços recentes do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal do Brasil para obrigar o X a censurar contas de mídia social no país”.

“Os documentos e registros entregues revelam que, desde pelo menos 2022, o Supremo Tribunal Federal do Brasil, no qual Moraes atua como juiz, e o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, liderado por Moraes, ordenaram que a X Corp suspendesse ou removesse quase 150 contas na popular plataforma de mídia social”, aponta o documento.

“Essas exigências de censura foram direcionadas especificamente aos críticos do [atual] governo brasileiro: membros conservadores do Legislativo federal, jornalistas, membros do Judiciário e até mesmo um cantor gospel e uma estação de rádio pop – em outras palavras, qualquer pessoa com uma plataforma para criticar o governo de esquerda [do Brasil]”, apontou o subcomitê.

O documento afirma que o TSE “censurou” o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), “um dos principais críticos de Moraes, nas semanas seguintes às eleições presidenciais do Brasil em 2022”.

“De acordo com uma ordem de 22 de novembro de 2023 obtida pelo seleto subcomitê, o tribunal considerou Bolsonaro culpado de ‘praticar propaganda irregular’ no X por [meio de] ‘mensagens [que] são falsas ou estão fora de contexto’”, apontou o subcomitê.

O relatório acusa o Departamento de Estado americano de se manter em silêncio “enquanto o Brasil e outros países buscam censurar o discurso online” e cita contas que “o governo brasileiro está atualmente tentando forçar o X e outras empresas de mídia social a censurar”, como as de Bolsonaro, do senador Marcos do Val (Podemos-ES), da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e dos jornalistas/analistas Guilherme Fiúza, Rodrigo Constantino e Flávio Gordon.

Os anexos do documento incluem duas vias de 28 despachos, em português e com tradução para o inglês, expedidos por Moraes à X Corp, outros 23 despachos do ministro para os quais a X Corp não possui tradução para o inglês e 37 despachos do TSE.

“No Brasil, a censura a partidos políticos adversários e aos jornalistas investigativos ocorre por meio de ordens judiciais. Sob a administração Biden, as exigências de censura são entregues em reuniões a portas fechadas com ameaças regulatórias implícitas, além da lawfare [guerra jurídica] contra adversários políticos. Agora, mais do que nunca, o Congresso deve agir para cumprir o seu dever de proteger a liberdade de expressão”, afirmou o subcomitê.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

7 respostas

  1. Espero o dia que se faça justiça no Brasil e esse lixo caia de vez,e que de preferência vá para a cadeia

  2. Honestamente não sei como os EUA poderia ajudar o Brasil. Porque o próprio Biden foi eleito sobre suspeita de fraude. Sabemos que esse movimento é mundial. Se o próprio EUA não consegue frear esse movimento em seu próprio país. Como poderia parar no Brasil.

  3. Nós, brasileiros da direita conservadora, temos sido atacados por esses ministros do mal que tudo fizeram para prejudicar o melhor presidente que o Brasil já teve, Jair Bolsonaro.

  4. Fico feliz em ver que o atentado a democracia brasileira que parte das próprias autoridades do STF e STE fica cada vez mais transparente. Só temo sobre a efetividade de acabar com eles e torço que que ela venha, mesmo com os bilhões libertados para emendas parlamentares.

  5. Fico feliz em ver que o atentado a democracia brasileira que parte das próprias autoridades do STF e STE fica cada vez mais transparente. Só temo sobre a efetividade de acabar com eles, mas torço que que ela venha, mesmo com os bilhões libertados para emendas parlamentares.

  6. O que me surpreende, sempre, é ver que meia dúzia de gatos pingados do judiciário, somados a mais 4 generais melancias em conluio com um presidente do senado dominem um país de 220 milhões de habitantes! Isso sim é de causar espanto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *