Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo
Petista disse ainda que a estatal não tem de pensar apenas nos acionistas, mas, sim, nos ‘200 milhões de donos’ da companhia.
Ao comentar a situação da Petrobras, nesta segunda-feira, 11, o presidente Lula chamou o mercado de “dinossauro voraz” que quer tudo para si e “nada para o povo”.
O petista criticou a distribuição de dividendos da estatal e disse não ser possível atender “apenas à choradeira” das empresas.
“Será que o mercado não tem pena das pessoas que passam fome?”, questionou o petista em uma entrevista ao SBT. “Será que o mercado não tem pena de 735 milhões de pessoas que não têm o que comer?”
Segundo Lula, a Petrobras “não é apenas uma empresa voltada para os acionistas que investem nela”. “A Petrobras precisa considerar o investimento e pensar nos 200 milhões de brasileiros que são proprietários ou acionistas dessa empresa”, afirmou.
Ações da Petrobras
Após a veiculação da entrevista de Lula ao SBT, as ações da Petrobras anularam todos os ganhos do dia. O papel ordinário (ON) registrou uma queda de 1,57%, enquanto o preferencial (PN) apresentou uma redução de 0,58%. O mercado interpretou a declaração como uma possível pressão do governo por uma abordagem mais intervencionista na política econômica. O Ibovespa encerrou com uma baixa de 0,75%, situando-se em 126.123,56 pontos.
Source link