Meta suspende anúncios políticos na União Europeia a partir de outubro

Empresa controladora do Facebook e Instagram tomou decisão em resposta à nova regulamentação europeia sobre transparência publicitária

A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, anunciou que suspenderá toda publicidade política e relacionada a questões sociais em suas plataformas na União Europeia. A medida entrará em vigor a partir de outubro de 2025. A decisão foi comunicada nesta 6ª feira (25.jul.2025) em resposta à nova regulamentação europeia sobre transparência publicitária.

“A Meta, assim como outras plataformas, não permitirá mais a publicidade política, eleitoral ou relacionada a questões sociais em nossas plataformas na UE”, diz comunicado publicado no blog corporativo da empresa.

A bigtech justificou a suspensão citando as exigências da nova regulamentação de TTPA (Transparência e Orientação da Publicidade Política) da UE. Segundo a Meta, as novas regras criam “um nível insustentável de complexidade e incerteza jurídica” para seus processos.

“É uma decisão difícil que tomamos em resposta à nova regulamentação de TTPA (Transparência e Orientação da Publicidade Política) da UE”, explicou a companhia, que disse ter mantido “amplo diálogo com os formuladores de políticas” antes da finalização da regulamentação.

Partidos políticos e organizações que utilizam Facebook e Instagram para campanhas no território europeu precisarão buscar alternativas para suas estratégias digitais nos 27 países-membros da UE.

A Meta defendeu que “a publicidade política on-line é uma parte vital da política moderna, já que conecta as pessoas com informações importantes sobre os políticos que as representam”. A empresa ainda argumentou que a nova regulamentação “introduz obrigações adicionais em nossos processos e sistemas que criam um nível insustentável de complexidade e insegurança jurídica para os anunciantes”.

Crédito Poder360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *